16.3.16

Entrevista "À conversa com..."

Aceitei ser entrevistada pela Joana, autora do blog "Upside Down" para a sua rubrica "À conversa com...".

Foi com muito gosto que falei sobre o blog. A entrevista completa:

Como surgiu a ideia de criar um blog?
Utilizo muito a internet para pesquisar sobre os vários assuntos que me interessam, porém a informação nem sempre está em português e a que há está diversificada em vários "sites". Decidi criar um espaço onde pudesse transmitir o que ia pesquisando acabando por concentrar a informação que considerava mais relevante. Na altura comecei um blog sobre decoração e home staging até pelo trabalho que tinha. Entretanto, com a mudança para a Colômbia surgiu a possibilidade de voltar a uma paixão antiga, a costura. Como já tinha o gosto de escrever, resolvi criar o blog “Costuras y Moda” para escrever sobre esses temas.

Porquê “Costuras y moda”?
Simplesmente por serem os temas abordados no blog.

Há quanto tempo tens o blog?
O blog surgiu em Outubro de 2013.

Que temas abordas?
Tal como o nome do blog indica os temas principais são a Costura e a Moda. Inicialmente escrevia sobre os cursos na área da moda que ia tirando tais como ilustração de moda, personal shopper, costura entre outros, aproveitando para mostar as peças que ia fazendo.
Entretanto depois de ver o documentário “True Cost”, sobre o lado negro da indústria da moda senti a necessidade de mudar o meu comportamento e de descobrir formas de fazer compras mais conscientes. Assim, recentemente incluí este tema no blog.

Qual o tema que privilegias e porquê?
Tento não privilegiar um tema em específico mas sim manter uma linha editorial ampla dos temas.
Por exemplo, dentro do tema da moda, mais do que seguir tendências, fascina-me o mundo de as estudar e de as criar. É interessante ver por exemplo como as pessoas sentem a necessidade de usar determinada cor só porque está na moda. Ao viver numa metrópole como Bogotá, torna-se uma grande vantagem pois aqui facilmente se percebe qual a cor do momento, a marca que está mais em voga ou a peça de roupa que está na moda. Depois posso comparar com as tendências em Portugal, que normalmente coincidem.

Tens alguma rubrica constante no blog?
De momento não tenho nenhuma rubrica fixa, tento apenas ter o blog organizado por temas para que os leitores possam mais facilmente ler sobre o que mais lhe interessa.

Tens alguma parceria? Se sim, com que entidade(s)?
Por agora não tenho parcerias, no entanto, depois de criar a marca CRS Bogotá que de momento comercializa carteiras em tecido que eu própria realizo, o blogue também serve como canal para a dar a conhecer.

Como promoves o teu blog? (Quais as redes sociais a que aderiste em nome do blog, onde partilhas os teus posts, etc)
Devo admitir que devia ser um pouco mais activa na promoção do blog. De qualquer das formas, tenho uma página de facebook, na qual partilho sempre os novos posts e um instagram que é onde estou mais activa agora.

Qual a melhor forma de manter um blog?
Como em tudo, é necessário gostar do que se faz e dar-lhe muita dedicação. Procurar manter o blog apenas com os temas escolhidos para o mesmo, para que os leitores quando vos lêem saibam exactamente o que podem esperar do blog.

Que conselhos dás a pessoas que estão a pensar criar um blog ou que se encontram no início desse processo?
Acima de tudo, aconselho a encontrar temas que realmente adorem. Evitem escolher um tema só porque é o mais popular ou porque vos dará mais parcerias. Todos somos livres de mudar de opinião mas devemos sempre tentar ser o mais coerentes possíveis com o que escrevemos.

Por fim, o que é que ter um blog acrescenta à tua vida?
Enquanto blogger, o ano passado tive a possibilidade de ir à primeira edição da Bogotá Fashion Week. Como tinha a credencial de impressa tive livre acesso a todos os desfiles e alguns até na primeira fila. Esta foi uma das melhores experiências que o blog me proporcionou.

2 comentários:

  1. Adorei o teu blog! Votos de muito sucesso!
    Cheguei aqui, por intermédio do blog da Teresa... ontemesomemoria.blogspot.pt
    Se nos desejares visitar, estamos em artandkits.blogspot.com onde mostramos um pouquinho, das coisas bonitas do nosso país...
    Beijinhos! Tudo de bom, por aí!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo teu comentário.

      Beijinhos

      Eliminar